terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alone in the Dark – The New Nightmare



Infogrames
2001
Exclusivo para o Game Boy Color


Após quase um ano dedicado as franquias famosas da Big N como Wario e Zelda, decidi há alguns dias atrás não resenhar em 2012 sobre Metroid II para o portátil. Um dos motivos foi não cair no trivial – e também pelo fato de não avançar muito no game graças a sua dificuldade elevada e a falta de um mapa.... A aventura espacial de Samus Aran será revisada com toda a atenção do mundo em outro momento. Enfim, é hora de comentar sobre uma das séries que me fez jogar um dos meus primeiros games em PC de mesa e que criou o gênero survival horror tal qual o conhecemos em franquias como Resident Evil.

Hoje é dia de Alone in the Dark – The New Nightmare, considerado por muitos um dos melhores jogos para o portátil. E adiantando um pouco meu veredito, posso afirmar que me surpreendi muito com esse game. A história é bem misteriosa e a narração dos fatos deixa o jogador mais curioso com o avançar. O game foi lançado simultaneamente para Dreamcast, Playstation, PC e para Game Boy Color (sendo essa a única versão que contém uma pequena alteração no início da trama).


E então o telefone toca...
Edward Carnby, o famoso detetive que encabeça a série, tem um novo enigma a decifrar: seu amigo e parceiro Charles Fiske foi assasinado enquanto fazia investigações em Shadow Island. Aline Cedrac, a arqueóloga que contratou Charles para o último serviço, está disposta a ajudar o detetive nas investigações e pôr as mãos em um misteriosa estátua que pode ser a chave de tudo. Mas eles não são os únicos que querem se apossar dessa artefato...

Munido de seu revolver, um walkie-talkie e um rascunho de mapa que não ajuda em muita coisa; Carnby se vê mais um vez em um território que está acostumado a explorar: o desconhecido. Aline, agora na função de parceira, transmitirá algumas informações básicas e lhe ajudará em algumas situações mais específicas. Mas serão as impressões e descobertas de Edward que lhe darão as pistas da direção correta a seguir.


Impressões
O jogo foi feito com desenhos em pixel que “navegam” por ambientes que imitam um fundo 3D, nem sempre há a sensação de profundidade – essa visão/movimentação no começo incomoda muito e requer um pouco de paciência. Quando o jogador avança com Carnby para outra tela, temos a mudança de câmera e um novo cenário nos é exposto. A movimentação do personagem é bem estranha, mas considerando que estamos jogando o mais próximo de um AITD lançado para PC em um portátil, o resultado é satisfatório.

Na maior parte do tempo o jogador coleta pistas, alguns itens como potes de cura e outros utensílios, sendo que o mais importante (na minha opinião) são as balas. A capacidade de tiro das armas é limitada e a quantidade de munição encontrada na ilha também. Aconselho demais a qualquer um que for se aventurar em Alone a treinar muito no começo do game como eliminar as aranhas e os cachorros com poucos tiros (já que estes são fáceis e em pequeno número nesse primeiro instante).


Os momentos de investigação, que correspondem a boa parte da jogatina, são intercalados com a tensão das batalhas – fica a dica: os ataques dos animais e outros seres ficam em locais específicos. Essa quebra no ritmo trás certo receio por parte do jogador ao adentrar uma área desconhecida se o mesmo estiver com pouca munição ou baixa energia vital.

Mas o charme dessa produção são o clima macabro, o desconhecido, as novas descobertas, a história sombria (Carnby conversa com seu colega MORTO através de um espelho, e não, você não leu errado!) e outros elementos que as melhores tramas policiais trazem para nos prender e fazer virar cada página para descobrir mais.

Alguns pontos negativos
Apenas destaco que a qualidade gráfica pode atrapalhar um pouco na movimentação pelos cenários. A Mansão Morton (logo no começo do jogo) contém portas que são facilmente confundidas com paredes – fato que garante uma baita dor de cabeça e muitas voltas pelo casarão. Além das áreas abertas de Shadow Island que não contém indicação nenhuma para onde o jogador deve ir.

A parte sonora é bem fraca e apenas em alguns momentos uma trilha mais tensa é colocada para apimentar uma cena de ação ou dar destaque para os diálogos (cut scenes) do game. Fora isso, destaco que as áres de combate (os locais específicos onde os monstros aparecem) tem movimentação diferente do que é encontrado no resto do game e acertar os inimigos com poucos disparos não é uma tarefa fácil.


Conclusão
O clima sombrio que os acontecimentos vão adquirir com o passar do game deixará qualquer jogador intrigado. Pistas estão espalhadas por todos os lados e vão fazer Carnby percorrer diversos ambientes para montar esse enorme quebra-cabeças – que em sua maioria não são impossíveis de decifrar.

Para os que nunca jogaram um game da franquia, não me arrisco a dizer se essa seria uma boa escolha para estreia no universo da série. Além do mais, dada as devidas restrições técnicas de hardware, o game faz um bom uso da capacidade do portátil. Ainda sim, mesmo com muitas limitações, um gameplay curto e a ausência de músicas (!); uma boa pedida para os que curtem histórias de detetive e o desvendar incessante de enigmas.



Jogue e se surpreenda!

9 comentários:

  1. esse game foi o que mais forçou o Game boy Color segundo a Revista Nintendo World que tenho aqui. e ficava surpreso como o portátil imitava(nos seus limites) o game de PC e PS1. muito bom esse post, vou procurar esse game na feirinha aqui perto de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro esse jogo e insisti muito com ele para poder escrever esse review - a movimentação do começo e a dificuldade para avançar me consumiam muitos dias de jogatina.

      Conte mais sobre essa feirinha perto da sua casa, rs. Talvez eu queria encomendar algo com vc.

      Um abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Marcel quebrando sua mania Nintendista xD. Toda vez que eu visito esse blog, eu vejo meus pecados gamísticos indo e voltando o tempo todo.

    Acho que se tivessem esperado pra lançar um pouco, pro Advance, poderiam ter feito algo mais épico, porém pro GBC, ele realmente parece exigir muito, como o Leandro falou.

    A trilha sonora pra mim tem cara de ser aquela música de piano/orquestrada. Não sei por quê, mas acho que esse estilo funcionaria bem com jogos mais Darks.

    Ótimo Review Marcel, e elogiar suas análises é praticamente um pleonasmo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigado pelos elogios Angelo (se vc soubesse o quanto tempo eu demoro para finalizar um review talvez meu conceito com vc não fosse tão alto, hehe).

      Eu penso que Alone para GBC é uma ótima pedida: o jogo destoa das produções mais famosas do portátil e tem um clima de suspense que o deixam bem charmoso.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Belo post MarCel, realmente o GBC deve ter suado sangue para rodar esse game, não ficou a oitava maravilha do mundo, mas eu prefiro assim um console que é sacrificado para dar seu máximo, do que um console bom que lança jogo medíocre. E como disse o Angelo, já imaginou se fosse lançado pra Game Boy Advance?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logan, obrigado pela visita e apareça sempre que puder.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Olá! Sou blogueiro e escritor, e tenho um site de análise de retrogames, com conteúdo muito bom. Estava buscando sites com conteúdo parecido e fiquei muito feliz de encontrar seu site! Já estou curtindo o site e gostaria de convidar você para conhecer o http://velhonoob.blogspot.com , onde analisamos em detalhes e profundidade os games que marcaram época. E ficaria feliz se houvesse uma parceria, pois nossos sites tem muito em comum! Grande abraço a todos da equipe e SUCESSO a todos nós.

    http://velhonoob.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Felipe, já estou linkando o velho noob e obrigado pelo pedido.

    Um abraço e até próxima!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.