terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Darkwing Duck


Produtora: Capcom
Ano: 1991

Jogos eletrônicos da Disney na década de 90 eram certeza de horas de muita diversão em frente a TV, o mesmo não poderia ser diferente para o portátil e sucesso de vendas da Nintendo. Eis Darkwing Duck, o bom jogo de plataforma da Capcom estrelado pelo pato mascarado que combate o crime nas escuras noites de St. Carnad.

Em outras épocas, Darkwing Duck foi um desenho animado paralelo ao sucesso DuckTales estrelado por Tio Patinhas e sua turma. Na animação, Drake Mallard, um pacato cidadão, à noite se transforma no “terror que voa a noite” ou ainda “a unha encravada no pé dos criminosos”. É com esse jeito descontraído e atrapalhado que toda a ação se desenrola com nosso herói (sem jeito de herói) livrando a cidade de supervilões.



Típico jogo de plataforma, Darkwing Duck é na medida para os que querem curtir jogos mais simples e com forte apelo infantil. Com Darkwing, o jogador pode pular e atirar. Também é possível se agarrar a plataformas e ganchos para acessar lugares mais altos e alguns dispositivos como balões que também serão utilizados para cruzar grandes distâncias. Outro recurso interessante (e bastante útil) é o uso da capa acionando CIMA que protege Darkwing de alguns tipos de projéteis.

Existem fases secretas (bônus) nas quais o jogador pode coletar desde itens de restauração de energia a vidas. Achá-las é fruto de exploração e sorte: é preciso acertar o tiro no local onde a entrada (a palavra GO envolta em estrelas) está oculta.


Em adição a arma principal, algumas munições secundárias (acionando SELECT) podem auxiliar nosso herói. Diferente da arma padrão do jogo, o tiro nessa segunda opção é limitado, levando o jogador a procurar por latas com uma letra “G” impressa (acháveis facilmente no decorrer das fases ou após derrotar inimigos). O destaque entre essas armas é a flecha com ventosa que pode ser usada como plataforma em alguns locais. As demais (três no total) podem auxiliar nos combates com os chefes ou servir de auxílio para adversários de difícil acerto.

O game não segue uma sequência linear de fases pois há possibilidade de escolha dos níveis a serem jogados. São no total seis fases selecionáveis mais a fase final – e nesse ponto pode-se dizer que o jogo segue à risca o estilo de outros estrelados por personagens da Disney a época. O único pesar do jogo são os níveis que no geral apresentam-se curtos e os vilões que caem facilmente após algumas investidas. Já as fases, essas sim podem reservar alguma surpresa com exigência de pulos mais precisos ou ainda adversários prontos para atrapalhar.



O jogo todo é bem ambientado. As músicas são boas, os efeitos sonoros fazem sua parte e os cenários são bem desenhados, apenas a variedade de inimigos é baixa (assim como o número de aparições numa fase). Em cada estágio o jogador irá enfrentar no final um chefe (supervilão) que remete ao desenho. Itens para recuperar energia ou mesmo vidas extras são facilmente encontrados em diversos pontos do cenário.

Darkwing Duck é uma bela adaptação do jogo original lançado para NES e, mesmo longe de ser excelente, cumpre seu papel sendo um jogo simples, divertido e que com certeza vai agradar os que curtem produções da Disney.


Tenha um bom jogo!

8 comentários:

  1. Belo review, mas se for pra jogar, melhor jogar o de Nes mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a versão do NES é bem interessante (afinal estamos falando do jogo completo). Mas apesar disso eu recomendo demais a versão que saiu para o Game Boy que é bastante divertida. Um abraço!

      Excluir
  2. Nó eu prefiro o do Game Boy nunca curti os mesmos do nes por causa do tamanho dos personagens parece estranho a comparação mas em todos os jogos da Capcom os personagens no Nes são bem pequenos coloque os dois na tv e compare. Mega Man, Pequena Sereia, Street Fighter 2, esse Darkwing Duck, entre outros como Ducktales. Pela tela ser menor os personagens tinham que ser maiores e isso que eu prefiro no Game Boy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha visão como gamer: cada jogo tem seu estilo. No game boy é uma versão mais enxuta do game e proporciona diversão na tela do portátil. Quem tiver interesse num game mais completo, que procure o NES. Mas, assim como você, também prefiro algumas versões de clássicos da Capcom para o GB. Um abraço e obrigado por comentar.

      Excluir
  3. Boa tarde Marcelo, gostei do seu blog. Também coleciono Game Boy (https://picasaweb.google.com/110235794482008988533). Gostaria muito que houvese um canal unificado para unir o pessoal que curti Game Boy. Porém as redes sociais são pouco ativas. Jogo Darking Duck é muito bom, já joguei, gosto dos jogos de aventura... Atenciosamente Joaozinho joaozinhoabc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí João, beleza? Obrigado por comentar aqui no GBC. Fico feliz quando um fã do portátil da Nintendo dá as caras por aqui e fala um pouco sobre sua experiência. Já pensei em começar uma coleção de Game Boy, mas ainda não me decidi por completo já que sou muito desapegado de coisas materiais. Interessante essa sua ideia de reunir a comunidade. Um dos motivos que me levou a criar o GBC foi esse: a falta de um lugar onde o foco fossem os jogos para Game Boy. Uma ideia que eu te dou seria vc criar o seu próprio blog, ou canal, etc. e assim ter o local que você tanto procura na internet.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Caramba outro jogo que cheguei a jogar no Nes também mas esse não zerei eu fiquei preso numa fase eu acho que era de uma floresta se não me engano.Mas ai é um bom jogo pelo que me lembro se você for um bom fã do desenho vai curtir muito e se identificar com o game.

      Excluir
    3. Esse game é nostalgia pura. Eu adorava o desenho, quando descobri o jogo, terminei numa sentada. Você vai se amarrar.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.