quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Wario Blast – Featuring Bomberman

Produtora: Hudson/Nintendo
Ano: 1994


Por alguma razão, Wario chegou ao mundo de Bomberman decidido a conquistá-lo. Somente o próprio Bomberman será capaz de deter Wario em Wario Blast – Featuring Bomberman. Antes de falar mais sobre o jogo é importante dizer que na verdade estamos diante de uma adaptação para os mercados americano e europeu. O jogo original Bomberman GB, lançado no Japão, era estrelado apenas por Bomberman – eis também a explicação para o fato do jogo Bomberman GB americano corresponder ao Bomberman GB 2 nipônico.

O começo do jogo permite a escolha de um dos personagens que são rigorosamente iguais em tudo: movimentação, utilização dos itens, desenrolar de fases etc. Escolhendo Wario, os inimigos a serem batidos são os habitantes de Bomberman World; já escolhendo Bomberman, vários Warios tentam explodir o garoto da Hudson. Outra mudança significativa são as telas introdutórias das fases e as animações quando se ganha ou se passa de uma fase (e ainda destaque para a engraçada tela de game over de ambos personagens).


Após a escolha, somos apresentados a uma bela adaptação que introduziu Wario num jogo ao estilo Bomberman (ação em labirintos) com o modo que fez a fama da franquia da Hudson: o battle game. Diferente das versões mais tradicionais de Bomberman, em Wario Blast joga-se o tempo todo contra adversários controlados pelo computador em 6 estágios diferentes. Os confrontos sempre se dão em 3 fases onde o jogador deve derrotar um número específico de adversários (indo de 1 a 3) mais o embate com o chefe no final.

Devido algumas limitações gráficas, não é possível a completa visualização das fases, o que talvez de certa forma talvez tornasse os personagens muito pequenos. Em compensação, esses espaços visíveis serão mais do que suficientes para movimentação e estratégia dentro de cada estágio. No começo pode-se estranhar a lenta movimentação de Wario/Bomberman, o que só vai ser corrigido na fase 3 com o ganho do Dashin. Aliás, por estarmos falando do mais old school dos jogos de Bomberman, os itens vem em forma de habilidades que são aprendidas como o passar das fases com direito a uma rápida lição. Diferentemente dos outros jogos não se perde essas habilidades ao morrer já que fazem parte do desenrolar da trama.


Fases, Itens e Chefes
As fases são bem variadas e sempre contam com elementos diferentes. As primeiras são mais tradicionais, depois temos warp holes, já na terceira as bombas podem ser direcionadas por setas no chão; enfim, cada uma garante uma dinâmica diferente para os mesmos confrontos sem se tornar repetitivo ou cansativo como algumas produções de Bomberman. No avançar das fases, o jogador é recompensando com passwords caso morra.

Os itens disponíveis nas fases são as bombas e o fogo (que aumenta o poder da explosão) além da caveira que deixa Wario lento por alguns segundos e sem poder utilizar sua arma. Já os chefes, variam bastante no desenho (forma) e no modo de derrotá-los sendo que todos excetos os últimos (fases 7 e 8) morrem com três ou mais acertos e de certa forma são mais fáceis quando comparados com as batalhas nas 3 fases anteriores. O jogador ainda tem a chance de se armar com bombas e aumentar o poder delas em cada embate, pois a área do desafio final da fase é recheada de itens.


Parte Técnica
Os gráficos são razoáveis e,  a título de informação, a sequência Bomberman  GB, ou Bomberman GB 2 no Japão, explora de maneira melhor as qualidades gráficas do Game Boy. Cada fase possui boa ambientação e as músicas (bem animadas) variam bastante de um ambiente para outro. Os sons se resumem as explosões, coleta dos itens e alguns efeitos como a eliminação de um inimigo. Os controles são firmes e o começo do jogo vai prescindir de alguma dose de paciência por parte do jogador acostumado a um Bomberman mais veloz.

Outro grande destaque do jogo são cut scenes que parecem ser vindas de um desenho animado, e o bom nível de desafio já que em alguns confrontos (e muito em virtude do tipo de cada fase) não vai ser tão fácil derrotar o computador. Enfim, Wario Blast - Featuring Bomberman é um bom jogo do portátil que mantém a linha de diversão e simplicidade da franquia Bomberman e merece muitos elogios pela sua qualidade.



Tenha um bom jogo!

4 comentários:

  1. @Red

    Concordo com você. Além de bom, viciante. Ainda vou zerá-lo com o Bomberman qq dia desses.

    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  2. Caramba quem dirira que tinha um jogo desse carinha no estilo bomberman hein curti o visual dele vou conferir quando tiver um tempinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser apenas um Hack, o jogo de Wario é demais.

      Um abraço!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.